Páginas

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Suflê de morango



     Primeira vez que faço um suflê e adorei a consistência leve que ele tem.  Rendeu 6 potinhos pequenos e 2 potes maiores. Achei a receita adaptada nesse blog, mas não fiz igual, adaptei ao meu modo (veja abaixo).  Faltou uma clara (usei 4) e por isso o meu suflê ficou um pouco mais molhadinho do que eu imaginava, mas foi bom ter uma "caudinha" extra. Todos adoraram, pretendo fazer mais vezes.

Imagem antes de colocar no forno

Adaptado: A grande cozinha - Abril coleções

Ingredientes:
300 g de morangos bem maduros
120 g de açúcar
2 gemas
5 claras
suco de 1 limão (não coloquei)
1 cálice de kirsch* (destilado de cereja)  Eu não tinha, então coloquei licor de cassis

Modo de preparo:
Lave e escorra os morangos com cuidado e retire os cabinhos.
Bata 2/3 deles no liquidificador juntamente com o açúcar, o suco de limão (coado), e o licor. Acrescente as gemas, uma por vez, aos morangos batidos.
Unte com manteiga 8 potinhos de louça para suflê e pulverize cada um com açúcar de confeiteiro. Bata as claras em neve bem firme e incorpore-as ao composto preparado, misturando delicadamente de baixo para cima para não perder o volume.
Com uma colher, divida o composto entre os potinhos de louça e acrescente os morangos restantes, cortados em pedacinhos, apertando-os ligeiramente com os dedos sobre a superfície do suflê.
Asse em forno preaquecido a 210 °C por 10 minutos (os meus quando deu 10 minutos tirei-os do forno e comi um, em baixo era muito liquido e em cima já era bom, então voltei-os imediatamente ao forno, por mais 10 minutos com o calor do fogo somente em baixo - ficou perfeito depois). Retire os potinhos do forno e arrume numa travessa. Pulverize com açucar de confeiteiro.

* Kirsch é uma aguardente de origem alemã e suíça, obtida pela destilação de uma variedade de cerejas acidas, que são mais apropriadas do que a cereja doce para a confecção de geleias e licores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário